Lugar Sonoro 10 )​)​) Sons da Montanha

by Lugar Sonoro

/
  • Streaming + Download

     

1.
25:37
2.
25:36

about

todos os lugares são sonoros. a cidade, a vila e a aldeia. a quelha, a rua e o largo. os vales e os rios. a serra.
o som faz parte da identidade dos lugares. o som confere-lhes identidade.
Lugar Sonoro é um programa produzido com base em gravações sonoras de campo, de Portugal e do mundo. de Portugal para o mundo.
é um programa de autor sobre a importância do som no quotidiano dos lugares. a paisagem sonora como espelho dos lugares. como espelho da sua identidade e modos de viver. como meio de compreensão da dinâmica dos lugares. como forma para a escuta criativa dos lugares. como veículo de enriquecimento dos lugares. sonoros.
quinzenalmente, às terças, 14:00-15:00, na Rádio Boa Nova, em 100.2fm ou radioboanova.pt, com podcast em lugarsonoro.bandcamp.com

10_23.05.2017
nesta 10ª emissão damos destaque ao projecto Sons da Montanha, Arquivo Sonoro de São Martinho de Anta (a partir de Miguel Torga). escutamos a sineta da escola onde estudou o escritor quando criança, que já não se ouvia na aldeia há mais de 80 anos; depoimentos vários sobre Miguel Torga e a sua relação com a aldeia e seus habitantes e ainda uma conversa com o último cesteiro de São Martinho de Anta, que ainda hoje mantém a oficina ao lado da escola primária, tal qual no tempo de Torga e como relatado n’O Primeiro Dia, da seminal obra autobiográfica A Criação do Mundo. deixamos também aqui o texto de enquadramento deste projecto de autor, disponível na íntegra no Centro de Documentação do Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, freguesia do concelho de Sabrosa, na região de Trás-os-Montes, num total de 700 minutos de paisagens e marcos sonoros daquele território. desejo-vos uma boa escuta, a partir desse lugar
sonoro que ocupam.

Luís Antero, 05.2016

SONS DA MONTANHA | ARQUIVO SONORO DE SÃO MARTINHO DE ANTA (a partir de Miguel Torga)

O som faz parte da identidade dos lugares e confere-lhes, igualmente, identidade. O som faz parte do património imaterial de São Martinho de Anta, do seu património sensitivo.
Tem lêndeas… Tem lêndeas… Tem lêndeas… Há mais de 80 anos que não se ouvia o toque da sineta da antiga escola primária de São Martinho de Anta. Através da arte dos sons, podemos resgatar à memória essa dinâmica acústica de outrora e trazê-la para o presente, contextualizando-a no aqui e agora, a partir de A Criação do Mundo, de Miguel Torga.
Este é somente um exemplo do que podemos perceber através da existência sonora de determinado lugar, um lugar sonoro, um lugar que se constrói também a partir dos sons existentes, a partir dos sons que o habitam. É esta força, tal qual a força literária de Torga, que pretendemos expor através deste projecto artístico de arquivo e documentação sonora […] onde podemos escutar o mundo de Torga, ora subindo à montanha para ouvir o murmúrio incessante do vento, ora descendo ao vale à procura da água fértil, de bichos ou de histórias sobre tempos passados, contadas por homens e mulheres de mãos calejadas pelo tempo, esse vento que passa.
Foi A Criação do Mundo, principalmente O Primeiro Dia, a inspiração maior para este trabalho artístico […]. Procurámos, acima de tudo, através de uma leitura atenta mas ao mesmo tempo prazenteira, as sonoridades que as palavras vertidas nesta obra seminal nos suscitam: a sineta da escola; o Largo do Eirô; a oficina do cesteiro; o ferrador; a tradição da Páscoa; os animais; a vida rural; o património arqueológico; o exemplo cívico, através de depoimentos de alguns habitantes da aldeia; a natureza; etc.
Fica assim registado, através deste projecto único e original, algumas das paisagens e marcos sonoros deste território. Esperamos que através dele os habitantes destes lugares se possam rever, se possam ouvir e que seja igualmente um espaço também profícuo para a (re)leitura da obra de Miguel Torga.

Luís Antero, janeiro e maio 2017
(excerto)

credits

released May 24, 2017

tags

license

all rights reserved

about

Lugar Sonoro Oliveira Do Hospital, Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites www.luisantero.yolasite.com e www.luisantero.bandcamp.com ... more

contact / help

Contact Lugar Sonoro

Streaming and
Download help