Lugar Sonoro 11 )​)​) Elementos à Solta 2017

by Lugar Sonoro

/
  • Streaming + Download

     

1.
25:07
2.
25:21

about

todos os lugares são sonoros. a cidade, a vila e a aldeia. a quelha, a rua e o largo. os vales e os rios. a serra.
o som faz parte da identidade dos lugares. o som confere-lhes identidade.
Lugar Sonoro é um programa produzido com base em gravações sonoras de campo, de Portugal e do mundo. de Portugal para o mundo.
é um programa de autor sobre a importância do som no quotidiano dos lugares. a paisagem sonora como espelho dos lugares. como espelho da sua identidade e modos de viver. como meio de compreensão da dinâmica dos lugares. como forma para a escuta criativa dos lugares. como veículo de enriquecimento dos lugares. sonoros.
quinzenalmente, às terças, 14:00-15:00, na Rádio Boa Nova, em 100.2fm ou radioboanova.pt, com podcast em lugarsonoro.bandcamp.com

11_13.06.2017
nesta 11ª emissão damos destaque à última edição do festival de artes Elementos à Solta, que desde há 12 anos acontece na aldeia do xisto da Cerdeira, em plena Serra da Lousã, e que este ano teve como mote o tema Bichos, a partir da obra homónima de Miguel Torga. o Concerto Xisto Sonoro e as instalações Madalena (de Roalde) e Bichos (da Cerdeira), instalação para uma árvore, da autoria de Luís Antero, marcaram presença neste encontro artístico em contexto rural e podem ser escutados nesta emissão do Lugar Sonoro, para além da peça original Lousã Soundscape.
o Concerto Xisto Sonoro, que decorreu na capela da aldeia, contou com a presença do guitarrista e mentor do projecto lousanense Analog Art Man. nele, como o nome indica, podem escutar-se várias paisagens e marcos sonoros oriundos de algumas (tendo em conta a duração do concerto) das 27 aldeias que compõem a Rede das Aldeias do Xisto.
Madalena (de Roalde) é uma escultura sonora para o conto Madalena, do livro de Miguel Torga, Bichos, e tem a particularidade de ser composta por gravações realizadas na aldeia de Roalde, freguesia de S. Martinho de Anta, terra natal do escritor, e pertencentes ao recente Sons da Montanha, Arquivo Sonoro de S. Martinho de Anta (a partir de Miguel Torga). já Lousã Soundscape é uma instalação sonora produzida com base em gravações sonoras de campo realizadas em algumas aldeias do xisto da Serra da Lousã e foi apresentada pela primeira vez nestes Elementos à Solta, na companhia de João J. Franscisco. desejo-vos uma boa escuta, a partir desse lugar sonoro que ocupam.

Luís Antero, 06.2016

credits

released June 13, 2017

tags

license

all rights reserved

about

Lugar Sonoro Oliveira Do Hospital, Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites www.luisantero.yolasite.com e www.luisantero.bandcamp.com ... more

contact / help

Contact Lugar Sonoro

Streaming and
Download help