Lugar Sonoro 2 )​)​) Serra da Estrela e Serra do Açor

by Lugar Sonoro

/
  • Streaming + Download

     

1.
24:58
2.
25:04

about

todos os lugares são sonoros. a cidade, a vila e a aldeia. a quelha, a rua e o largo. os vales e os rios. a serra.
o som faz parte da identidade dos lugares. o som confere-lhes identidade.
Lugar Sonoro é um programa de Luís Antero, produzido com base em gravações sonoras de campo, de Portugal e do mundo. de Portugal para o mundo.
é um programa de autor sobre a importância do som no quotidiano dos lugares. a paisagem sonora como espelho dos lugares. como espelho da sua identidade e modos de viver. como meio de compreensão da dinâmica dos lugares. como forma para a escuta criativa dos lugares. como veículo de enriquecimento dos lugares. sonoros.
quinzenalmente, às terças, 14:00-15:00, na Rádio Boa Nova, em 100.2fm ou radioboanova.pt, com podcast em lugarsonoro.bandcamp.com

2_17.01.2017
para esta 2ª emissão, na 1ª parte do programa, daremos destaque a gravações originais realizadas no passado fim de semana pelo território da Serra da Estrela, nomeadamente nos concelhos de Gouveia e Manteigas, com pastores, o jovem Carlos e o Sr. Manuel, respectivamente, sobre o uso dos chocalhos e campainhas - a chamada “louça do gado”, na linguagem dos pastores - nas ovelhas e cabras da Serra da Estrela. escutaremos ainda o som da água do rio Mondego no Covão da Ponte e ainda numa fonte natural no Vale do Rossim. a Serra da Estrela será, portanto, a protagonista da 1ª parte do Lugar Sonoro de hoje.
já na 2ª parte, o protagonismo irá para outra Serra, a do Açor. partindo da recente edição do trabalho “Sound Places: Serra do Açor, Vol. 1”, na netlabel grega Plus Timbre, escutaremos por aqui algumas das gravações realizadas para a produção deste trabalho. desde a Gramaça, no concelho de Oliveira do Hospital, até à Benfeita, no concelho de Arganil, muitas são as paisagens sonoras que aqui apresentaremos. o som é também identidade e, neste caso, identidade com sentido de pertença a um território. desejo-vos uma boa escuta, a partir desse lugar sonoro que ocupam.

Luís Antero, janeiro 2017

credits

released January 18, 2017

tags

license

all rights reserved

about

Lugar Sonoro Oliveira Do Hospital, Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites www.luisantero.yolasite.com e www.luisantero.bandcamp.com ... more

contact / help

Contact Lugar Sonoro

Streaming and
Download help