Lugar Sonoro 9 )​)​) Torre de Xisto

by Lugar Sonoro

/
  • Streaming + Download

     

1.
25:26
2.
25:00

about

todos os lugares são sonoros. a cidade, a vila e a aldeia. a quelha, a rua e o largo. os vales e os rios. a serra.
o som faz parte da identidade dos lugares. o som confere-lhes identidade.
Lugar Sonoro é um programa de Luís Antero, produzido com base em gravações sonoras de campo, de Portugal e do mundo. de Portugal para o mundo.
é um programa de autor sobre a importância do som no quotidiano dos lugares. a paisagem sonora como espelho dos lugares. como espelho da sua identidade e modos de viver. como meio de compreensão da dinâmica dos lugares. como forma para a escuta criativa dos lugares. como veículo de enriquecimento dos lugares. sonoros.
quinzenalmente, às terças, 14:00-15:00, na Rádio Boa Nova, em 100.2fm ou radioboanova.pt, com podcast em lugarsonoro.bandcamp.com

9_09.05.2017
nesta 9ª emissão apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620 badaladas que se escutam a partir do relógio da Torre da Paz. esta torre, mandada erguer em 1945, em homenagem ao fim da II Guerra Mundial e ao facto de Portugal não ter participado neste conflito. todos os anos desde então, a 7 de maio, escutam-se 1620 badaladas, uma por cada dia que durou a guerra. uma vez mais, depois dos trabalhos sonoros dedicados a esta efeméride, lançados em 2014, ligámos o gravador e gravámos as várias dinâmicas sonoras produzidas por este relógio antiquíssimo produzido em Almada.
aproveitando a temática, apresentamos ainda nesta emissão uma peça sonora produzida a partir de sons gravados numa relojoaria de São Romão e que serviu, entre outras peças, para a sonoplastia da peça teatral MOMO, levada a cena em Seia pelos utentes da Casa Sta. Isabel.
ainda na 1ª parte deste programa, tempo para escutarmos cinco peças sonoras dedicadas a 5 aldeias da rede das aldeias do xisto, nomeadamente: Benfeita, Vila Cova do Alva, Aldeia das Dez, Sobral de São Miguel e Barroca Grande.
na 2ª parte continuamos pelo território do xisto, com uma peça produzida a partir de gravações sonoras numa série de aldeias, tendo em conta a entrada neste território a partir do IC8.

Luís Antero
maio 2017

credits

released May 10, 2017

tags

license

all rights reserved

about

Lugar Sonoro Oliveira Do Hospital, Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites www.luisantero.yolasite.com e www.luisantero.bandcamp.com ... more

contact / help

Contact Lugar Sonoro

Streaming and
Download help